10 dicas para minimizar a procrastinação

10 dicas para minimizar a procrastinação

strongProcrastinar significa retardar, adiar, postergar, deixar para depois ou para mais tarde alguma atividade./strong Quem nunca deixou para começar amanhã a dieta, o exercício físico, os estudos, a leitura de um livro, o inicio de um projeto e etc?

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strongProcrastinar/strong faz parte da vida e em algumas doses é saudável. Quando o ato traz prejuízos, alerta! Em alguns casos, pode ser reflexo do excesso de atividade, estresse, sintomas de ansiedade ou depressão. Também a falta de clareza e incoerência de objetivos colaboram para a procrastinação.

Para as atividades que você strongnão/strong gosta de fazer, bbusque/b strongnovas formas e ideias para deixa-la mais interessante/strong. Tenha sempre em mente onde você quer chegar e se possível visualize a chegada. Uma forma de gerar emoções positivas e energia para se manter na atividade.

Ficar no papel de vítima após a procrastinação é strongpotencializar/strong este comportamento. Ao invés de se culpar, assuma a responsabilidade e aja. Busque novas formas para se reinventar.

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Em alguns casos, astrong procrastinação/strong é reflexo do perfeccionismo, insegurança,  ansiedade, comportamento auto sabotador e visão imediatista. Negar as etapas de um processo – o “passo a passo”, possivelmente te trará ao ato de strongprocrastinar/strong.

É preciso entender que na vida temos que fazer coisas que stronggostamos e não gostamos/strong. Nas que não gostamos é possível strongusar a criatividade/strong e strongtornar a atividade menos sofrida/strong, mais prática e às vezes divertida. strongSe quiser enrolar, que a enrolação seja produtiva./strong

Ao enfrentar ostrong comportamento procrastinado/strong, você sentirá a sensação de bem estar e gratificação. Inserindo a atividade como rotina, outras procrastinações surgirão. Ou seja, não é possível “zerar” esse comportamento e sim minimiza-lo.

Segue strong10 sugestões para diminuir a procrastinação/strong:
ul
liNão espere o momento perfeito para fazer algo, pois não existe;/li
liTenha objetivos e metas realistas e sensatas;/li
liFaça um cronograma das suas atividades semanais e liste as atividades diárias. Não dê muito espaço de execução entre elas, pois é uma armadilha para procrastinar./li
liEntre as tarefas insira intervalos regulares para recarregar a energia, pois a concentração por um longo período pode se tornar improdutivo;/li
liCrie prazos e busque cumpri-los;/li
liEstabeleça recompensas para a conclusão das atividades semanais. Preferencialmente, que não envolvam dinheiro;/li
liComemore as pequenas vitórias;/li
liNão desista por pouco. Se na semana não deu certo. Analise os pontos a melhorar e crie estratégias;/li
liPense situações do passado em que você teve sucesso ao superar obstáculos. Qual foi a sensação? Como se sentiu?;/li
liBusque ter disciplina e foco nas áreas da vida;/li
/ul
strongNão esqueça, se você fizer as mesmas coisas terá os mesmos resultados!/strong

nbsp;

*Matéria original do blog Lala Rudge (http://www.lalarudge.com.br/lala-rudge/10-dicas-para-minimizar-a-procrastinacao/)

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