Cinco erros cruciais no relacionamento com os clientes

Cinco erros cruciais no relacionamento com os clientes

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Procurar um novo fornecedor por causa do mau atendimento é uma prática comum dos brasileiros.

Para o consultor da Mega Empresarial, Roberto Vilela, existem erros, mais comuns do que se imagina, que acabam com a imagem de qualquer empresário. A área comercial, segundo ele, é uma das que exige atenção e os profissionais precisam evitar certos comportamentos.

“Quem está diariamente em contato com o cliente às vezes esquece que a proximidade não significa tratá-lo com menos importância. É preciso também haver um limite nesse relacionamento e não se pode esquecer que, por mais íntimo que o comprador se torne, ele continua sendo o consumidor e o profissionalismo não pode ser deixado de lado”, destaca Roberto.

 

O consultor elenca cinco erros comuns que devem ser evitados

1.Não ouvir o que o cliente tem a dizer: pode ser uma reclamação ou mesmo um elogio. A empresa ou profissional quer ser ouvido por seu fornecedor e é dever dele proporcionar isso. “Mesmo que esteja com pouco tempo ou que não concorde com a crítica, é preciso escutar com atenção. Ninguém gosta de ser ignorado, ainda mais quando o assunto envolve negócios”, diz.

 

2.Rebater críticas ou não assumir um erro: esse, segundo Roberto, é uma falha recorrente. “O fornecedor até pode ter razão, mas é preciso pensar bem na abordagem quando for discutir com o cliente. Educação é primordial, sempre. Se estiver errado, não há o que pensar: assuma a falha e trabalhe com ainda mais atenção para que ela não se repita”, aconselha.

3.Fazer piadas de mau gosto: “Seja de um assunto banal ou mais sério, como política e religião. Piadas e brincadeiras não são para o contato comercial e não devem existir. Você pode ofender a pessoa e o resultado vai desde a quebra de confiança até a perda da venda”, ressalta. 

4.Prometer algo sem saber se poderá entregar: Roberto lembra que nem sempre dá para fazer o que o cliente quer. Quando puder, assuma o compromisso. Se não, seja franco e busque uma solução para não prejudicar o relacionamento de negócios.

 

5.Fazer comparações com outros clientes: este é outro erro comum apontado pelo consultor da Mega Empresarial. “Muita gente acha que elogiar um cliente em detrimento do outro vai fazê-lo sentir-se especial. Na maioria das vezes ocorre o contrário. O seu contato provavelmente vai sacar que se você fala mal de outro cliente, deve fazer o mesmo com ele quando estiver na próxima reunião. É um tiro no pé”, conclui Roberto.

Lembre-se que manter o bom relacionamento com seus clientes é o que irá te levar ao sucesso profissional. Fique sempre atento à sua postura na hora de realizar as vendas, por mais que você esteja vendendo para uma amiga, podem ter outros possível clientes por perto, lembre-se sempre disso!

 

*Matéria original do blog Empreendedor (http://empreendedor.com.br/noticia/cinco-erros-cruciais-no-relacionamento-com-os-clientes/)