Como administrar melhor o seu tempo

Como administrar melhor o seu tempo

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Sua rotina envolve metas a alcançar, prazos a cumprir, ligações, relatórios, planilhas..enfim, uma infinidade de tarefas e problemas para solucionar. Mas chega o final do dia e muita coisa ainda ficou pendente, você se sente cansado e desestimulado e no dia seguinte, começa tudo de novo.
Saiba que todo esse acumulo de ações não finalizadas pode ser um reflexo da sua falta de organização. Quando temos nosso tempo bem organizado, nosso dia é mais produtivo e damos conta de realizar tudo o que precisamos.

Saber gerir nosso tempo é saber mensurar o que é prioridade, quanto tempo cada tarefa consome e em qual ordem elas devem ser executadas. Esses são passos básicos que, junto com as dicas que iremos dar a seguir, irão ajuda-lo a chegar ao final do dia com a sensação de dever cumprido. E essas dicas valem tanto para quem é funcionário de alguma empresa, trabalha em home office, é empreendedor ou autônomo.  

Lembre-se que, organizando bem sua rotina de trabalho, você terá uma vida pessoal de mais qualidade, pois estará menos estressado e com mais tempo para atividades que lhe dão prazer, como estar com a família, praticar esportes ou ir ao cinema.

 

  • Organize seu ambiente de trabalho

    • Comece o seu dia organizando seu local de trabalho. Pode parecer perda de tempo, mas um ambiente arrumado cria uma sensação positiva e, além disso, você terá uma visão ampla de onde está cada coisa e não perderá tempo precisando procurar por documentos ou objetos. Siga a mesma dica para seus arquivos e pastas no computador.

 

  • Priorize o que é mais importante

    • Para isso, tenha uma agenda e liste quais são as suas tarefas do dia. Coloque-as por ordem de prioridade. Você pode definir essa ordem, por exemplo, baseado na urgência de alguma tarefa, no tempo que ela leva para ser realizada ou no grau de dificuldade da mesma. Procure deixar as tarefas que você considera mais difíceis e que tomam mais tempo para o início do dia, assim, ao final do dia, você terá que resolver apenas pendências mais corriqueiras ou que você já está mais habituado e seguro.

 

  • Planeje-se

    • Listar suas tarefas do dia é muito mais do que apenas colocá-las na sua agenda. Entenda o que você precisará para solucionar cada atividade e quanto tempo cada uma delas levará, dessa forma, você saberá se realmente terá tempo suficiente para realizar todas as ações que pretende para aquele dia. Com isso, você poderá se dedicar com atenção e eficiência para cada ação, sem precisar fazer tudo correndo e se sentirá com a sensação de dever cumprido ao final do dia. Ou seja, não programe para o seu dia mais do que poderá executar.

 

  • Solucione um problema de cada vez

    • Tendo listado a ordem de importância de cada atividade do seu dia, concentre-se e foque em realizá-las uma de cada vez. Comece e termine cada tarefa, evite deixa-las pela metade ou tentar resolver várias coisas ao mesmo tempo. Isso faz com que você perca tempo e chegue ao final do dia com diversas coisas pela metade e nada resolvido. Inicie uma tarefa e vá até o fim.

 

  • Faça pausas

    • Ficar muito tempo focado em uma mesma tarefa pode ser cansativo e, em um dado momento, pode fazer com que você se desconcentre e sua produtividade caia. Por isso, faça pausas ao longo do dia, levante, tome um café, olhe pela janela e respire fundo. Dessa forma você não se sentirá exausto e desgastado por uma mesma ação e voltará com fôlego para dar continuidade no trabalho.

 

  • Cuide das distrações

    • As redes sociais são as grandes vilãs da produtividade. Checar o facebook a cada 5 minutos, ficar batendo papo no whatsapp ou vendo fotos no instagram irão tomar muito tempo do seu dia e, quando você se der conta, não terá terminado tudo o que tinha planejado. Use a tecnologia a seu favor, com aplicativos úteis que podem ajuda-lo na sua organização ou para realizar pesquisas para algum trabalho.
      Se as redes sociais são parte do seu trabalho, tenha foco e acesse apenas as páginas e o conteúdo que dizem respeito as suas tarefas. Seja objetivo e não desvirtue.

 

  • Descubra seus pontos fortes

    • Busque entender quem você é, no que você é bom e em que tem dificuldades. Use seus pontos fortes a seu favor e trabalhe suas dificuldades para que você as enfrente e evolua. Esse autoconhecimento será muito positivo tanto na sua vida profissional quanto na sua vida pessoal.

 

  • Antecipe-se

    • Se possível, ao final do seu dia de trabalho, procure sempre deixar a agenda do dia seguinte já preparada. Assim, você evita de levar para casa as preocupações do trabalho e chegará no dia seguinte já ciente do que precisa fazer.