Dicas para organizar o seu plano de vendas

Dicas para organizar o seu plano de vendas

Iniciando os posts com conteúdo do 1º Workshop Lili Biju, que abordou o tema Técnicas de Vendas, falaremos hoje sobre o Plano de Vendas, que foi distribuído para as consultoras e consultores presentes no Workshop.

O Plano de vendas é essencial para ajudar na organização do seu trabalho, na definição das suas metas e nas ações que você deve executar.

O ideal é organizar o seu plano de vendas por mês, assim você pode ter um controle mais rigoroso de quais metas você alcançou e quais aspectos você precisa aprimorar para o mês seguinte.

Para iniciar o seu plano de vendas, você deve definir as seguintes metas:

  • Valor da meta de vendas para o mês;
  • Valor da meta de vendas diária;
  • Quantidade de produtos que pretende vender no mês;
  • Valor médio dos produtos que pretende vender no mês (levando em consideração a quantidade de produtos que pretende vender e o valor de vendas total que pretende alcançar no mês);
  • Quantidade de clientes que você pretende contatar por dia;
  • Quantidade de clientes que você pretende visitar por dia.

Definir essas metas é extremamente importante, pois elas irão guiar o seu trabalho ao longo do mês.

Mas, para que você chegue no seu objetivo ao final do mês, é crucial que você defina metas alcançáveis. Não adianta estipular um valor de venda maior do que você sabe que conseguirá atingir. Comece estipulando valores e quantidades dentro da sua realidade e, conforme você for atingindo essas metas ao longo dos meses, aumente gradativamente esses valores. Assim, você não se sentirá desestimulado por não bater suas metas e perceberá melhor o seu crescimento ao longo dos meses.

Para que você possa realizar todas essas metas, ter um mês de sucesso em vendas e crescer cada vez mais, é preciso se dedicar. Para te ajudar a colocar seu plano em ação temos algumas dicas valiosas:

  • Liste os clientes

    • Relacione me um caderno ou planilha os dados cadastrais das suas clientes. Mantenha um histórico das suas visitas, com o valor médio de compras e frequência de cada cliente além de seus interesses. Com isso você terá uma base de dados forte para contatar suas clientes quando tiver novidades que possam interessá-las e poderá ter uma noção do valor médio de vendas que você pode realizar naquele mês.

 

  • Invista em publicidade

    • Crie grupos nas redes sociais para divulgar seu trabalho como consultora, compartilhe as fotos dos produtos que são postados na página da Lili Biju no seu perfil, faça seu cartão de visitas e conte para as pessoas que você é uma Consultora.

 

  • Telefone para os clientes

    • Sempre que tiver alguma novidade que você sabe que interessará ao cliente ou quando o cliente passar um período maior sem realizar nenhum compra. Lembre-se sempre de falar com entusiasmo, ser educada e saber perceber o cliente para evitar ser inconveniente, procurando não prolongar muito a ligação.

 

  • Agende suas visitas

    • Agendar suas visitas permite que você organize melhor o seu dia. Reserve um bom período de tempo para cada cliente, evitando marcar muitas visitas uma logo seguida da outra. Lembre-se que você tem o tempo de deslocamento entre as visitas e, é melhor você chegar antes e aguardar, do que fazer a cliente ficar esperando. Procure ligar um dia antes ou algumas horas antes no dia do atendimento para confirmar com a cliente, evitando que você perca tempo.

 

  • Prepare-se para a visita

    • Organize seus cartões e material de divulgação; deixe os pedidos já feitos por sua cliente separados; mantenha seu kit arrumado e escolha mais algumas peças que são do gosto de sua cliente para apresentar a ela; cuide da sua aparência.

 

  • Controle as vendas e o alcance das metas

    • Fique atenta ao deixar peças com clientes para receber depois, opte por fazer a reserva da peça até o período em que a cliente se comprometeu a ter o dinheiro para a compra. De qualquer forma, procure manter um registro de quais são as peças pelas quais você ainda não recebeu, os valores e combine com o cliente uma data para o pagamento. Busque por meios alternativos de recebimento, facilitando a venda e evitando o calote.
    • Ao final de cada visita faça o registro de quais peças você vendeu e os valores e ao final do dia faça o balanço das vendas. Assim você poderá avaliar quanto ainda precisará vender para atingir a sua meta estipulada para o mês.

 

Seguindo essas dicas você irá notar que o seu fluxo de trabalho irá melhorar, você terá todo seu controle de vendas mais organizado e se sentirá mais estimulada a realizar suas vendas.

Em breve teremos mais posts com conteúdos do 1º Workshop Lili Biju para ajudá-las a melhorar suas técnicas de venda.

Comentem o que acharam das dicas e compartilhem com a gente se vocês tem alguma ação que gera bons resultados e que não citamos aqui!