Tudo sobre o 2º Workshop

Tudo sobre o 2º Workshop

No dia 08 de abril, seguindo o sucesso do primeiro Workshop Lili Biju, realizado em dezembro de 2016, aconteceu o 2º Workshop Lili Biju com o tema Produtos.

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Neste post daremos um panorama geral sobre o Workshop, para você ficar por dentro do que rolou.

O Workshop foi ministrado por Victor Palhares, diretor executivo da Lili Biju, e abordou assuntos que dizem respeito aos produtos Lili Biju, como sua produção e tipos de banho, preço e garantia.

Além disso, realizamos a apresentação da Vitrine Lili Biju, a nova plataforma para reserva de produtos.

Linha de Produtos

Para iniciar o Workshop, foi apresentada a linha de produtos Lili Biju, com a intenção de trazer um conhecimento mais detalhado para as consultoras(es), agregando mais informação na hora de realizar a venda e falar sobre os produtos com as clientes.

A Lili Biju trabalha com três linhas de produtos:

  • Semi-Jóia: Peças com banho de ouro e prata
  • Bijuteria Fina: Banho diferenciado, normalmente com camada de banho menor que da semi-jóia, como banho de estanho velho e ouro velho
  • Acessórios: Peças que contam com muitos elementos que não possuem nem ouro nem prata, como tecido, miçangas, resina, etc

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Confecção das Peças

Outro tópico abordado foi em relação à confecção das peças. Trabalhamos com 4 tipos de confecções:

  • Baixa Fusão: Peças mais maleáveis
  • Alta Fusão: Peças mais rígidas e resistentes
  • Fotocorrosão: Material mais leve para desenvolvimento de peças maiores, como maxi brinco
  • Estamparia:  Processo que cria detalhes e relevos, normalmente em peças de fotocorrosão e alta fusão

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Além disso, orientamos as consultores(as) que nossas peças não são folheadas e sim banhadas em Ouro Madrid (amarelo), ouro rosê, prata e prata com ródio (grafite).

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Também falamos com detalhe sobre os tipos de pedraria. Na Lili Biju trabalhamos com:

  • Resina
  • Strass
  • Zircônia
  • Vidro
  • Pedras naturais
  • Pérola

Um assunto que costuma gerar muitas dúvidas é em relação ao que difere a zircônia e o strass. A diferença está na base, onde a zircônia tem a base transparente e o strass a base revestida com camada refletora. Outro detalhe interessante em relação a pedraria são os diferentes tipos de aplicação, que podem ser:

  • Cravadas
  • Coladas
  • Com sistema de garras

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Temos ainda produtos com aplicação de resina colorida, betume, pontos de ródio e pontos de ródio negro.

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Um detalhe interessante e que vale muito a pena saber, para poder orientar suas clientes, é se as peças dão ou não alergia. Durante o banho, nossas peças passam por um processo onde é utilizado um verniz especial, que minimiza a probabilidade de alergias, porém, não exclui a possibilidade de uma reação alérgica.

 

O Preço

Outro assunto questionado com frequência é a questão do preço das peças. Por isso, mostramos para as consultoras(es) presentes alguns fatores que contribuem para uma peça ser mais cara que a outra.

  • Tipo de bruto: baixa fusão tende a ser mais barata, por exemplo
  • Pedraria: quanto mais nobre a pedra e a quantidade de pedra aplicada em uma única peça, maior será o valor da mesma
  • Apliques: quanto maior a área da peça que sofreu o aplique, maior o seu custo de produção
  • Peso: quanto mais pesada for a peça, mais caro se torna o banho e, consequentemente, o custo do produto
  • Preço do ouro e da prata: dependendo da variação do preço no mercado, maior será o impacto no custo do banho do produto

Expondo esses itens, vocês passam a entender melhor o que constitui a definição do preço de um produto, tendo melhores argumentos também para suas clientes.

 

Seu kit

O seu kit é a sua ferramenta de trabalho. Através dele você leva para suas clientes o desejo de compra. E para orientar melhor a sua relação com seu material de trabalho, demos algumas dicas preciosas durante o Workshop.

  • Vocês são empreendedoras. Tenham postura na hora de atender suas clientes, hajam com profissionalismo, mantenham o seu kit sempre organizado e, caso seja uma cliente para quem você já vendeu, saiba apresentar para ela peças que vocêsabe que ela irá gostar. Dê dicas que vão ajudá-la a escolher as peças. Você não é uma simples vendedora, você é uma Consultora empreendedora, conhecer sobre o seu produto e ter um atendimento diferenciado fará toda a diferença para o seu crescimento.
  • Escolha o seu kit para vender e não para comprar. O seu objetivo como consultora deve ser realizar vendas para suas clientes. Isso inclui, muitas vezes, escolher peças que talvez você não usaria, mas que com certeza agradará alguma de suas clientes. Outro ponto é, se você tiver um kit do qual comprou todas ou a maioria das peças, você não estará crescendo como Consultora, começará a sentir dificuldade na sua organização financeira e reduzirá o seu círculo de clientes. Como já falamos em outras ocasiões, é importante que você use os produtos que vende, mas saiba ter controle sobre as suas compras, adquirindo somente o necessário para atualizar o seu visual para realizar os atendimentos.
  • Se suas clientes já conhecem todos os produtos, está na hora de você conquistar novas clientes. Afinal, sempre existirão clientes que ainda não conhecem aqueles produtos e que se interessarão por eles. Você deve sempre buscar aumentar sua rede de contatos, pois depender sempre das mesmas clientes não é saudável para o seu negócio.
  • Clássicos nunca saem de moda. Tenha sempre peças clássicas no seu kit, mesmo que tenha clientes que já as compraram. Voltamos ao item anterior, de que você deve buscar novas clientes e, além disso, os produtos clássicos são peça chave para diversas ocasiões.

 

Garantia

Após entender sobre o processo de produção e detalhes que envolvem os produtos, chegou a hora de falar sobre a garantia dos mesmos.
Todas as peças Lili Biju possuem 6 meses de garantia, que cobre qualquer defeito de fabricação, porém, não cobre mal uso.

Para que a garantia do produto seja acionada, é necessário preencher corretamente o certificado de garantia. Além disso, possuímos uma política de garantia, com vários detalhes que devem ser observados para acionar a mesma. Vocês podem tirar todas as dúvidas a respeito da Política de Garantia pessoalmente na Lili Biju, durante a sua visita. Porém, alguns itens básicos devem ser observados para que a garantia seja atendida:

  • Apresentação do certificado de garantia devidamente preenchido
  • Realização de uma vistoria técnica do produto para constatação do defeito reclamado
  • Entrega de todas as partes do produto no caso de quebra e pedras descoladas

O prazo máximo para a resolução da reclamação do defeito, seja positiva ou negativa, é de 30 dias corridos e, no caso da reclamação não ser aceita, será entregue um parecer sobre a causa do problema que não foi coberto pela garantia.

Também orientamos as consultoras(es) durante o Workshop para que façam análises dos produtos, para verificar se o problema reclamado é coberto ou não pela garantia. Por exemplo, arranhões, amassados e riscos não são cobertos e 70% das reclamações com esse teor são ocasionadas por desgaste por atrito, principalmente em anéis e pulseiras.

 

Conservação e limpeza

Para que as peças não sofram desgastes por mal uso, que não é coberto pela garantia, e para que tenham uma maior durabilidade, há algumas dicas importantes que você, como consultora(or), pode repassar para suas clientes.

  • Evitar contato direto com produtos de limpeza e produtos químicos
  • Evitar tomar banho com as peças e também o contato direto com perfumes, cremes e óleos, pois alguns desses produtos podem deixar as jóias sem brilho
  • De preferência guardar as bijuterias em caixinhas ou embalagens próprias, para evitar o atrito com outros objetos
  • Evitar o contato com a água do mar ou piscina
  • Não tentar dar brilho ou limpar suas peças sem o conhecimento da maneira correta para tal ação. Para isso, buscar orientação junto a Lili Biju e repassar para suas clientes

Após abordar todos esses assuntos super importantes, foi a hora de realizar o sorteio de brindes. Momento de descontração e alegria para aqueles que foram sorteados.

Em seguida também fizemos a apresentação do preview da nova coleção, onde as consultoras(es) presentes puderam ver de perto as peças em primeira mão. Além disso, todas as peças do preview estavam reservadas exclusivamente para as consultoras(es) presenter no Workshop. Essa é apenas uma, das diversas vantagens de participar dos eventos que a Lili Biju promove especialmente para vocês.

E para dar um pausa antes de entrar na segunda parte do Workshop, um delicioso Coffee Break para repor as energias.

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Vitrine Lili Biju

Voltando do Coffee Break, chegou a hora de apresentar a Vitrine Lili Biju, uma plataforma de suporte à consultora, onde vocês terão acesso exclusivo a diversos conteúdos de apoio e poderão realizar suas reservas, acompanhar seus pedidos, fazer indicações e muito mais. Tudo de forma prática e organizada. Se você acompanha nosso facebook, viu que já iniciamos o processo de transição das reservas para essa plataforma.

Aos poucos iremos esclarecendo todas as dúvidas que surgirem ao longo da transição para a Vitrine Lili Biju, mas os primeiros pontos que já esclarecemos durante o Workshop foram:

  • O acesso será feito através de um login contendo e-mail e senha, que será cadastrado pela equipe Lili Biju e repassado para as consultoras(es)
  • A implementação da nova ferramenta será gradativa e estará em fase de teste entre abril e maio
  • Com a Vitrine Lili Biju, haverá a redução de reserva de peças através do facebook e instagram, mas as fotos das peças exclusivas da Vitrine ainda serão postadas nas redes sociais, sinalizadas como exclusivas, para que vocês possam compartilhar com suas clientes
  • Reservas, pedidos e indicações acontecerão 100% através da Vitrine Lili Biju a partir de junho
  • Reservas/pedidos já estarão automaticamente no novo pedido

Acompanhem a nossa página no facebook e o nosso instagram para ficarem por dentro desse processo de transição, que já foi iniciado.

 

Consultora de Ouro

Indo para a parte final do Workshop, tivemos o momento Consultora de Ouro, onde fizemos uma retrospectiva da jornada da Lili Biju ao longo desses 8 anos, unindo a jornada das nossas consultoras. A homenageada do 2º Workshop Lili Biju foi a consultora Lilian Martins, que mora em Guarulhos e é consultora desde 2014. Ela é um grande exemplo de força e persistência. Em seu depoimento durante o Workshop, ela contou sobre como não se identificava com a área de vendas (inclusive tendo experiências anteriores) porém, ao conhecer a Lili Biju, esse trabalho se tornou prazeroso pois como consultora Lili Biju ela tem liberdade, apontando como um dos pontos positivos para ela o fato de não haver cobrança em relação a quantidade de venda, por exemplo, o que da flexibilidade para que ela possa organizar o seu negócio dentro das suas necessidades.

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E antes de entregar os certificados, fizemos a rodada final do sorteio de brindes, com peças, ferramentas de venda e maletas.

E para concluir essa tarde de muito conhecimento e troca, realizamos a entrega do certificado para os consultores e consultoras presentes no Workshop.

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Esperamos que você, que não pode comparecer ao Workshop, tenha conseguido absorver um pouco do conteúdo passado no evento através dessa postagem. E esperamos você no próximo!